quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Óculos Hitech eles mudam de função ao simples toque


Um novo aparelho deve se juntar aos smartphones e iPads, no sentido de ter que recarregar toda noite: falamos dos óculos eletrônicos.

Os óculos, divulgados no The New York Times, têm finas baterias, microchips e um botão para quando você precisar usá-lo para leitura, com a possibilidade de desligá-lo quando a função dos óculos passar a ser outra.

Geralmente, as pessoas ao chegar aos 40 anos precisem do auxílio dos óculos, já que com a idade também chega a hipermetropia. No entanto, elas costumam adquirir as lentes multifocais ou bifocais.

Mas esses óculos convencionais têm algo de inconveniente: as lentes que melhoram a impressão de objetos desfocados e amplia as letras pequenas do livro quando o usuário olha para baixo, distorce a visão quando precisar descer as escadas, por exemplo.
Por isso, o novo eletrônico, chamado de emPower, foi criado com a intenção de resolver esse problema. Suas lentes feitas de cristal líquido, semelhante às usadas nas telas de TV, são indicadas para quem tem hipermetropia ou “vista cansada”.


O cristal possibilita a variação da lente, assim como diferentes níveis de espessura fazem com os óculos tradicionais.
Nos óculos eletrônicos, para acionar a forma de leitura basta tocar na lateral da armação. O comando muda a orientação das moléculas do cristal, alterando a graduação das lentes.Tocar novamente desativaria o ‘modo de leitura’.

Os óculos, produzidos pela PixelOptics estarão no mercado americano nos próximos meses. A estimativa de preço fica entre US$ 1.000 e US$ 1.200.

Testes
Profissionais do Family EyeCare Center, na Califórnia, testaram o eletrônico com 10 pacientes com 50 anos e gostaram do resultado.
É claro que será preciso lembrar-se de recarregá-los, fator que nunca foi exigido pelos tradicionais. A fabricante afirma que cada recarregada dura de dois a três dias. Mas você não terá que se preocupar se deixá-los cair na água. Limpe-os apenas, embora eles possam precisar de recarga.

Há também embutido dispositivos que detectam a curvatura da cabeça para baixo, como se estivesse a olhar para uma página, que pode acionar o modo da leitura automaticamente.
As lentes eletrônicas podem ser trocadas da armadura, caso a prescrição do oculista mude.
O mercado do emPower não deve abranger os jovens. Por volta de 80% das pessoas que usam óculos para leitura têm mais de 40 anos, segundo a empresa de pesquisa Vision Council.

Fonte: Blog da Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário